Finanças

Black Friday: economize com segurança e responsabilidade

13/11/2023 11:03 | Fonte: José Carlos Dorte, José Carlos Dorte, consultor financeiro

Confira dicas para aproveitar as ofertas sem cair em armadilhas financeiras.

Cuidado e atenção são fundamentais para garantir uma experiência de compra positiva durante esse período de ofertas.
Cuidado e atenção são fundamentais para garantir uma experiência de compra positiva durante esse período de ofertas. | Foto: ANAJUSTRA Federal
A+ A-

Número de acessos:

Com a chegada da Black Friday, a empolgação toma conta de todos nós, ansiosos por aproveitar os descontos oferecidos nessa época. Contudo, é fundamental ficarmos atentos para não cairmos em possíveis armadilhas de golpistas nesse período de ofertas ou contrair dívidas desnecessárias.

Para começar, estabeleça um orçamento antes de comprar. Isso ajuda a manter o controle financeiro e evita compras impulsivas. Depois, faça uma lista de itens que realmente precisa adquirir, pesquise e compare os preços dos produtos desejados em diferentes lojas. Às vezes, a promoção pode não ser tão vantajosa quanto parece à primeira vista.

Se optar por parcelar suas compras, certifique-se de que elas cabem no seu orçamento mensal. E não se esqueça, evite comprometer uma grande parte do seu salário com prestações.

Feito esse “dever de casa” financeiro, antes de começar a aproveitar as ofertas fique atento à segurança para não cair em golpes ou ter dados roubados.

Em compras on-line, dê preferência a sites conhecidos e confiáveis, e antes de se aventurar em lojas menos conhecidas, verifique a reputação delas em páginas de reclamações.

Evite realizar transações financeiras em computadores públicos ou de terceiros e analise cuidadosamente as opções de pagamento oferecidas pelo e-commerce. E conhecer as políticas de troca e devolução das lojas é essencial para evitar surpresas desagradáveis.

Confira outras 4 dicas para garantir boas compras na Black Friday

1. Desconfie de ofertas mirabolantes

Ao se deparar com promoções cujos preços estão muito abaixo do valor real do produto, desconfie. Golpistas se aproveitam da empolgação dos consumidores em busca de grandes negócios para coletar informações pessoais e aplicar golpes. Evite preencher formulários com dados pessoais para acessar promoções e fique atento a perfis falsos de lojas nas redes sociais. Verifique a autenticidade da página, número de seguidores e comentários de outros compradores.

2. Cuidados com cartões

Para compras on-line, opte pelo uso de cartões virtuais. Utilize serviços de alertas por SMS ou outros meios fornecidos pelos bancos para ser informado imediatamente sobre transações realizadas. Em compras presenciais, confira o valor na maquininha antes de digitar a senha e insira o cartão você mesmo. Evite entregá-lo ao vendedor, pois isso pode ser uma oportunidade para golpistas trocarem seu cartão.

3. Pagamentos com PIX e boletos

No caso de pagamento com PIX, realize a transação dentro do ambiente da loja virtual. Confira cuidadosamente os dados do pagamento e certifique-se de que a loja escolhida é a destinatária do dinheiro. Ao pagar com boleto, verifique a empresa beneficiária no momento do pagamento. Se o nome for diferente da marca onde a compra foi feita, não conclua a transação.

4. Links: cautela na navegação

Ao utilizar sites de busca, verifique cuidadosamente o endereço (URL) para garantir que está acessando o site desejado. Esteja atento aos "links falsos patrocinados" que podem redirecionar para páginas fraudulentas. Ao receber e-mails de promoções, evite clicar em links diretamente. Acesse o site digitando os dados no navegador para garantir segurança.

Com essas dicas, espero que você possa aproveitar as promoções da Black Friday com tranquilidade, evitando golpes e mantendo a segurança financeira. Lembre-se: cuidado e atenção são fundamentais para garantir uma experiência de compra positiva durante esse período de ofertas.

Número de acessos: